Mestrado em Letras encerra inscrições para 590 vagas no domingo

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Publicação: 22/10/2021
Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mestrado-em-letras-encerra-inscricoes-para-590-vagas-no-domingo

Termina às 23h59 de domingo, 24 de outubro, o prazo para inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras). São 590 vagas, sendo 30% delas com bolsas da CAPES, voltadas a professores de Língua Portuguesa que atuam nas salas de aula de ensino fundamental da rede pública. Para participar da seleção, é preciso preencher um formulário específico no site da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O programa abrange as cinco regiões do País. Um total de 42 instituições distribuídas por 19 estados ofertam o curso, que é semipresencial. O processo seletivo será todo remoto e tem resultado previsto para 22 de dezembro deste ano. As aulas começarão em 2022. O edital e um calendário para os candidatos também estão disponíveis na página do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN, que coordena o ProfLetras.

O ProfLetras é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) da CAPES, cujo objetivo principal é contribuir para a melhoria da educação do País.

O ProEB segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de instituições associadas. Criado em 2009, o Proeb conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e se faz presente em 317 unidades de ensino de todo o Brasil. Ao longo desses 12 anos, a iniciativa já somou cerca de 15 mil matriculados.