Terminam na sexta as inscrições para mestrado em Sociologia

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Publicação: 26/10/2021
Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/terminam-na-sexta-as-inscricoes-para-mestrado-em-sociologia

O Programa Nacional de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) recebe inscrições até sexta-feira, 29 de outubro. Professores da educação básica atuantes na disciplina ou em outros componentes curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas devem preencher formulário para concorrer. São 137 vagas, sendo até 30% delas com bolsas da CAPES. Confira o edital.

A área de concentração do ProfSocio é ensino em sociologia, com três linhas de atuação: Educação, escola e sociedade, Juventude e questões contemporâneas, e Práticas de ensino e conteúdos curriculares. O ProfSocio é presencial e tem duração de 24 meses. Nesse período, deverão ser cursadas seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, equivalentes a 30 créditos, num total de 450 horas. Oito instituições, de seis estados, darão o curso simultaneamente.

O ProfSocio é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), da CAPES. O objetivo é propiciar um espaço de formação continuada para professores em exercício da rede pública em educação básica, efetivos ou temporários, que lecionam Sociologia ou outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O ProEB segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de instituições associadas. Criado em 2009, o ProEB conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e se faz presente em 317 unidades de ensino de todo o Brasil. Ao longo desses 12 anos, a iniciativa já somou cerca de 15 mil matriculados.