CAPES e Uema discutem parceria em cursos

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Publicação: 16/11/2021
Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-e-uema-discutem-parceria-em-cursos

Parceria entre CAPES e UEMA já tem quase 90 mil inscritos — Português  (Brasil)

Imagem: Governo Federal

A parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em cursos on-line – com ofertas que somam mais de 300 mil vagas – foi tema da reunião entre Cláudia de Toledo, presidente da Fundação, e representantes da instituição de ensino. O encontro aconteceu em Brasília, terça-feira, 9 de novembro.

Cláudia destaca que os cursos são uma entrega de muita relevância e que complementam a formação de milhares de profissionais no Brasil. Sobre a reunião, em que esteve com Walter Canales, vice-reitor da Uema, Ilka Serra e Roberta Simões, diretoras de Educação a Distância e de Convênios, respectivamente, a presidente da CAPES disse ser “uma oportunidade de diálogo que nos impulsiona”.

A CAPES e a Uema mantêm diversos cursos on-line em parceria. O mais recente a ser lançado é o Formação para Docência Digital em Rede, que oferece 10 mil vagas para capacitação em aulas com uso de tecnologias digitais. Quem quiser participar deve acessar o site da plataforma digital Eskada até 16 de novembro. Entretanto, os interessados devem ficar atentos: o prazo pode se encerrar antecipadamente, caso as inscrições alcancem o limite antes da data. Neste momento elas já passam de metade do total estabelecido.

Ainda há mais 300 mil vagas em cinco outras modalidades de formação on-line: Psicologia da educação, Desenho didático para o ensino on-line, Como produzir videoaulas, Mediação em Educação a Distância (EaD), e Multimeios em educação. Mais de 90 mil professores e alunos de licenciatura já se inscreveram e, ao concluir a formação, receberão certificado de participação. “Estamos devolvendo à sociedade o investimento em educação e é muito gratificante ver os resultados”, disse Walter Canales.

UAB e Avaliação Quadrienal

Outros dois temas foram citados durante o encontro: a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o Maranhão e o andamento da Avaliação Quadrienal 2017-2020.

Sobre a UAB, Ilka Serra destacou que a Uema atende 42 polos UAB no estado do Maranhão. “São cerca de 8 mil alunos atendidos pelo sistema, o que fica ainda mais importante em municípios com dificuldades de acesso à universidade”, destacou.

Em relação à Avaliação Quadrienal, Cláudia de Toledo destacou que o processo está suspenso por decisão judicial e que a CAPES procura reverter a situação.